Falar do Amiribatejo, é sobretudo falar de Amiais de Baixo, porque na verdade tudo começou pela teimosia de homem que quis construir algo para a sua terra. Por isso, fique aqui connosco e leia mais um pouco sobre esta terra que é tão única e especial!
Em primeiro lugar, o nome Amiais deriva da possível existência de muitos amieiros nas margens da ribeira de Amiais que atravessa a vila e desagua junto à nascente do rio Alviela. Do mesmo modo, que a composição “de Baixo” foi acrescentada para distinguir da povoação vizinha de Amiais de Cima, aldeia pertencente à freguesia de Abrã.
Início
Desde já, Amiais de Baixo é uma freguesia recente, com cerca de 173 anos (25 de Junho de 1851), tendo começado a principio, no reinado de D. Maria II. Posteriormente, havendo já referências históricas do reinado de D. Manuel I.
Dados Demográficos e Geográficos
- Área: 6,563 km2
- População: 1616 habitantes
- Densidade populacional: 256.5 Habitantes / km2
- Nome dado aos habitantes de Amiais de Baixo: Amiense ou no calão Amialeiro
- Distrito: Santarém
- Concelho: Santarém
- Freguesia: Amiais de Baixo
Atividades económicas
As principais atividades económicas da nossa vila na primeira metade do século XX eram a indústria da cerâmica bem como madeiras. Atividades que fizeram de Amiais um importante ponto de empregabilidade da região. No entanto, com o desuso do tijolo na construção civil a área da cerâmica sofreu, fechando grande parte das cerâmicas.
Como povo empreendedor Amiais reinventou-se desenvolvendo outras oportunidade de negócio em áreas distintas.
Hoje em dia, segundo o guia das empresa Amiais de Baixo tem cerca 51 empresas registadas entre elas continua a destacar-se a indústria de madeiras, eletrónica assim como serviços.
Povo
Amiais de Baixo é uma terra de empreendedores , associativismo e de eventos. Sendo que o maior orgulho da terra as suas famosas festas. Organizadas há mais de 150 anos em honra do Mártir São Sebastião. O Povo Amiense é conhecido por ser um povo ativo, de espirito vivo, engenhoso e defensor das suas tradições e costumes.
Festas em honra de São Mártir São Sebastião
A festa em honra de São Mártir São Sebastião, celebra-se sempre fim de semana anterior ao Carnaval e celebrava a chegada dos serradores, que vinham à terra nessa mesma altura. Festa essa que já tem 177 anos , sendo a primeira festa documentada do ano de 1847.
Com duração de cinco dias, a festa tem o poder de movimentar toda a população e trazendo muitos “Amialeiros” de volta à terra, assim como gentes de todo o país durante esse mesmo período.
De Sexta-feira a Terça-feira, o povo renasce vivendo a festa ao máximo. Nestes dias cada um faz uma pausa na vida quotidiana, sendo que muitos tiram férias e os mais novos até fazem pausas escolares.
Nesta festa destacamos:
- Sexta-feira: Início dos festejos com concertos.
- Sábado: A chegada da orquestra filarmónica, a procissão dos archotes e já conhecido fogo de artificio.
- Domingo: Procissão com santos, festeiros e famílias devidamente trajados.
- Segunda-feira: Procissão, entrega da bandeira à nova comissão
- Terça-feira: Apresentação da nova comissão e despedida da orquestra filarmónica.
Normalmente nesta festa veem os artistas mais populares do ano anterior, destacamos alguns nomes que já passaram por aqui: Fáfá de Belém, Martinho da Vila, Daniela Mercury, Ana Moura, Tony Carreira, António Zambujo, Os Quatro e Meia entre tantos outros.
Carne de capado
É o prato típico de Amiais de Baixo e conta-se que já está nas mesas dos amienses há muitos anos, ainda no tempo em que os homens trabalhavam fora de Amiais e as mulheres para subsistência da casa criavam gado de pequeno porte, da qual seria mais fácil e barato de criar. Por fim, este gado era capado de forma a carne ser mais saborosa.
Todos os anos, no mês de Maio, celebramos o Festival do Capado, que já vai na oitava edição. Aqui, podem encontrar esta carne confecionada de diferentes formas, desde estufado, grelhado e até hambúrgueres, assim como outras carnes para quem quer sabores mais conhecidos.
Resumindo
Amiais de Baixo pode ser um destino desconhecido para muitos , mas aqueles que o descobrem são recompensados com uma experiência única. Se procura uma vila pacata relativamente perto da cidade (uma hora de Lisboa), Amiais pode ser um bom ponto de descanso ou mesmo paragem de uma longa viagem entre destinos.
Para além das fortes tradições e costumes, pode conhecer gente genuína e que gosta de receber. Para além disso, estamos a 2km da famosa praia Fluvial dos Olhos de Água ou se preferir pode simplesmente descansar na nossa piscina de água salgada e pedir um dos nossos famosos pequenos-almoços piquenique.
Vamos criar memórias felizes juntos?
Nelly Pequeno & Alexandra Tomaz (Família Amiribatejo)