O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é um local simbólico, que oferece paz e luz aos visitantes. Um dos um dos mais procurados em Portugal por turistas de todo o mundo. Recebendo anualmente cerca de seis milhões de visitantes e considerado um dos maiores pólos de desenvolvimento económico regional.
Conhecido local de peregrinação procurado por fé católica , bem como peregrinos que procuram respostas na natureza e espiritualidade do caminho.


Erguido na Cova de Santa Iria, em 1917 , a imagem de Nossa Senhora rompeu os céus para se revelar aos três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco.
Inicialmente construído a partir de 1919 será alvo de várias remodelações ao longo das décadas, oferecendo hoje condições de excelência aos visitantes. O local mais procurado é a “Capelinha das Aparições”, construída a pedido da própria Nossa Senhora que terá dito “Quero que façam aqui uma capela em minha honra”.
Além disso, pode visitar as duas basílicas existentes, o Recinto de Oração assim como apreciar o gesto simbólico das velas depositadas pelos fiéis a arder. Em contrapartida, também encontrará um pedaço da história recente do século XX, uma parte do Muro de Berlim está presente no recinto do santuário.
Este pedaço de memória , foi oferecido por um emigrante português que reside na Alemanha como um símbolo de liberdade religiosa e paz mundial.
Posteriormente a estas histórias do santuário muitos são aqueles que nos visitam que querem saber mais um pouco sobre este destino carregado de simbolismo.
Esta proximidade, deve-se a estarmos integrados na rota dos Caminhos de Fátima sendo assim há muito anos uma referência e local de paragem para peregrinos.
Aqui procuram descansar num ambiente familiar e tranquilo antes de iniciar a etapa final do seu caminho até Fátima.
Ricardo Rodrigues (Revista oito) e Nelly Pequeno (Amiribatejo)