De Piscina a Horta Cheia de Vida!

No Amiribatejo , onde a história ganha novos contornos, uma transformação surpreendente aconteceu. Imagine uma antiga piscina, antes o centro de verões animados, dando lugar a uma horta cheia de vida . Esta é a nossa história, um exemplo vibrante de como a paixão pela terra e um espírito sonhador podem reinventar o futuro.

O Sonhador da piscina

Aqui no Amiribatejo , temos uma história que nos enche de orgulho, e tudo começou com uma piscina!

Meu pai, conhecido em toda a vila como Manel Zé das Piscinas , era um verdadeiro sonhador. O apelido não era por acaso, afinal de contas, ter uma piscina naqueles tempos era algo muito a frente de seu tempo, representando uma verdadeira inovação!

Meu pai era um criador incansável. Ele viajou pelo mundo, mas, apesar de tudo, sempre voltou para nossa terra com ideias grandiosas. Para entender sua paixão, basta dizer que ele visitou as grandes piscinas de referência de Lisboa na época, nos Olivais. E pediu que a dele fosse alguns centímetros um pouco maior! Em outras palavras, assim era meu pai, sempre sonhando mais alto!

A Construção Monumental: Uma Piscina Inédita na Região

A construção desta piscina foi um feito e tanto. Naquele tempo, simplesmente, ninguém tinha visto algo assim. Era tão grande que na época era considerada piscina olímpica! De facto, hoje, seria uma semiolímpica, media 25 metros de comprimento por 12.5 metros de largura , e a profundidade ia de um metro de um lado a três metros do lado mais profundo. O arte em azulego que foi pintada por um artista na época, demonstra bem à visão deste espaço.

Os Desafios de um Sonho Tão Grande!

Mas nem tudo foi fácil. Construir esta piscina foi um projeto muito ambicioso, e houve alguns problemas. A obra passou por vários construtores e, infelizmente, não ficou perfeita. Os motores, por exemplo, estavam acima do nível da água, algo que as máquinas da época não aguentavam. E a quantidade de água? Cerca de 600 metros cúbicos! Era água a perder de vista!

As memórias da piscina

A piscina é memória de muitos que aqui vivem em Amiais do seus tempos de juventude. Além disso, ela guarda eventos marcantes desta família.

A título de exemplo, foi-me contada pelos locais a história de que, na primeira vez que a piscina encheu, a água de Amiais esgotou-se, o que demonstra a real dimensão desta obra. Subsequentemente, nas vezes seguintes, era preciso avisar quando iríamos encher a piscina. Inclusive, lembro-me de uma das vezes em que tivemos de enchê-la diretamente de uma boca de incêndio.

O Fim de um Ciclo e o Início da Horta da Mãe Conceição

Com o passar dos anos, aproveitar a piscina tornou-se quase impossível. Os custos da água eram altíssimos, sem falar nos produtos químicos para a manutenção. Houve alguns anos em que a água estava mais suja, e só usávamos químicos para a manter minimamente.

Mas o dia da mudança chegou! Fizemos um investimento e construímos uma nova piscina, que é a que temos agora. É do tamanho certo para os nossos hóspedes e muito mais fácil de cuidar. E foi aí que surgiu uma ideia brilhante: e se a antiga piscina virasse uma horta?

Ao abrir o buraco para a nova piscina, tiramos toneladas de terra. E essa terra foi parar à antiga piscina! Assim nasceu a nossa nova horta, a Horta da Mãe Conceição!


Uma história que acabou bem!

Engraçado como uma vida da piscina fechou na construção da nova e de como um projeto inovador mas muito dispendioso se transformou em natureza e numa horta que acrescenta à nossa família e aos que nos visitam!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Amiribatejo Logotipo
Comunicado Importante

É com grande emoção que comunicamos que o Amiribatejo encerrará a sua atividade dia 31 de outubro de 2025.
Foi uma decisão difícil, mas inevitável. Agradecemos do fundo do coração a todos, que não foram apenas clientes, são família. Levamos memórias para a vida!
Um abraço desta família!

Conceição, João, Nelly, Nelson e Enzinho!

Usamos cookies no nosso website para lhe proporcionar a melhor experiência enquanto nos visita.