É incrível como às vezes, temos perto de nós coisas tão incríveis e nem nos apercebemos!
A 35 minutos do nosso Amiribatejo temos o EcoParque Sensorial da Pia do Urso e não é que nem a mãe Conceição o conhecia?
Então, numa bela tarde de finais de Fevereiro, depois dos imprevistos e das correrias, lá conseguimos levar a mãe Conceição a conhecer este local de que tanto ouvira falar mas vê-lo, até agora, nada.
E o que tem este parque de especial perguntam vocês?
A Aldeia da Pia do Urso é uma pequena aldeia, na vila da Batalha, que foi recuperada e é lindíssima! Para os amantes de fotografia podem deliciar-se com as habitações de madeira e pedra onde apetece entrar e aquecer os pés na lareira. Ideal para estares contigo ou passeares uma noite romântica com quem mais amas.
Agora, para quem é amante da natureza como eu, não me é fácil descrever por palavras o que este sítio me trouxe. A paz incrível que senti, enquanto tinha a minha mochila às costas e procurava todos os caminhos por entre as árvores, cada cantinho trazia uma nova surpresa. Mas, para quem não é tão fã assim de se perder pelos atalhos, pode permanecer pelos seus passadiços giros e originais.
Entrar na Aldeia da Pia do Urso é um pouco como entrar num livro de fábulas. A diferença é que este livro de fábulas está adaptado a invisuais pois todas as placas têm indicações em português, inglês e braile.
Ao longo do percurso somos levados numa história em busca do urso que não se encontra imediatamente e ainda das estações interativas e lúdicas. Algumas delas são a estação do ciclo de água, a musical e a planetária. Ora estas estações são divertidas de fazer com crianças mas também com adultos ou nós não passaríamos lá 2 horas que nos souberam a muito pouco!
A entrada é gratuita e podes levar a tua refeição e sentar-te confortavelmente no espaço de merendas. Caso não queiras ir carregado tens lá também opções para comeres no local.
No entanto, estou com esta conversa toda e ainda não expliquei porque se chama este parque bonito a Pia do Urso. Cá vai então (aposto que estavas super curioso hein?). Diz a lenda que, há muito, muito tempo, nestas paragens habitava um grande urso selvagem. O urso não se deixava ver mas quando tinha sede, vinha até este local pois, as rochas formavam naturalmente pias que se enchiam de água.
Diz a lenda, que há muito, muito tempo, um velho e grande urso habitava estas paragens e quando tinha sede, ía até uma formação rochosa que acumulava água e era daí que ele bebia.
Ao longo de todo o EcoParque há placas que nos falam sobre a fauna e flora deste local e apesar do percurso ser relativamente curto, se olhares com atenção, perdes-te lá durante horas devido à infinidade de coisas que tens para ver e absorver a calmaria da zona.
Então, para os amantes da natureza ou para quem procura uma tarde divertida com as crianças. Também para quem gosta de passear ou simplesmente ouvir o silêncio e sentir a paz na alma. Para um piquenique divertido ou amantes de caminhadas, o EcoParque Sensorial da Pia do Urso é um sítio a não perder.
Um beijinho cheio de sol,
Cláudia Pintado (https://claudiapintado.pt/)