English EN French FR German DE Portuguese PT Spanish ES

O que deves saber sobre as Grutas de Mira de Aire!


Quando falamos em grutas em Portugal, por certo as Grutas de Mira de Aire são logo das primeiras grutas que nos vêm em pensamento. Em primeiro lugar estão situadas apenas a 20 quilómetros do nosso Amiribatejo e são um dos mais belos retratos da paisagem calcária da nossa região.

Estas são, de facto, as maiores grutas turísticas abertas ao público em Portugal. Ainda assim, dos mais de 11 quilómetros de extensão, apenas cerca de 600 metros podem ser percorridos pelos visitantes.


Descobertas em 1947, as grutas estão abertas ao público desde 1974, consequentemente por aqui já passaram milhares de visitantes. As grutas têm uma profundidade de 230 metros, e o público desce 110 metros para que de seguida a subida feita de elevador.

A experiência é enriquecida por um espectáculo de luzes através das três mil lâmpadas de várias cores que iluminam o percurso. É provável encontrarem visitantes atirarem moedas para os pequenos lagos existentes nas grutas tentando com isso atrair boa sorte, à imagem do que fazem os turistas na famosa Fontana di Trevi em Roma.


Além disso, no inverno, dá-se outro espectáculo com as águas que invadem esta rede juntam-se às águas da nascente do Olho de Mira e Regatinho.

O que que inundando a Polje que desse modo une as povoações de Minde e Mira de Aire, formando assim o famoso “Mar de Minde”, um espectáculo que merece ser apreciado.


O Complexo das Grutas de Mira de Aire engloba ainda assim, um restaurante, um pequeno parque com animais, jardim de várias plantas e ervas aromática. A somar o parque aquático com várias piscinas e atracções como a descida em tubos, que oferece diversão para as famílias. (Confirmem abertura deste espaço porque a Aquagruta não irá abrir na época balnear de 2022).

Por fim, fiquem a saber, que dispomos de uma parceria com estas famosas grutas! Pudendo comprar aqui os vossos bilhetes para a visita evitando filas na bilheteira!

Preços das Grutas de Mira de Aire (Tarifário 2022 – preços por pessoa)

  • Grátis – crianças com idade inferior a 5 anos
  • 4,50€ – crianças entre 5 e 11 anos
  • ➡ 7,50€ – visitantes = ou > a 12 anos

Vamos criar memórias juntos?

Ricardo Rodrigues ( Revista Oito) & Nelly Pequeno (Amiribatejo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies no nosso website para lhe proporcionar a melhor experiência enquanto nos visita.