English EN French FR German DE Portuguese PT Spanish ES

Etapas do caminho de Fátima de BTT

Neste artigos vamos partilhar as etapas para o caminho de Fátima de BTT sobretudo para quem vem do sul, pernoitando em Amiais de Baixo que fica a 28.5km de Fátima.

A nossa ligação aos ciclistas e cicloturistas

há mais de 10 anos que recebemos grupo de BTT de todo o país que nos alegram com a sua presença e companheirismo. Nesse sentido, já sabemos que procuram testar a vossa força, resiliência mas sobretudo guardar memórias de um belo convívio entre amigos.

Felizmente, a cada ano que passa, muitos são os que voltam para a visita anual a Fátima e partilham religiosamente o seu caminho connosco.

Caminho do Tejo (Lisboa – Fátima | 143 km)

Atualmente, o caminho do Tejo, começa da Sé de Lisboa, contudo, para ajudar à logística, maior parte começa a partir do Parque das Nações.

Ao contrário do caminho de peregrinação, o caminho de BTT tem como principal objectivo, o desporto assim como o convívio entre os seus participantes, ou seja, a organização das etapas é um pouco diferente do caminho a pé.

A nossa sugestão de etapas, segundo a experiência dos nossos amigos ciclistas:

1°etapa (73.20km) Lisboa Oriente – Valada
2°etapa (20km) Valada – Santarém
3°etapa (28km) Santarém – Amiais de Baixo
4°etapa (28.5km) Amiais de Baixo – Fátima

Antes de mais nada, o Caminho do Tejo até Santarém, é acima de tudo por estrada, nesse sentido quem vem de bicicleta “traça” este caminho parando só para hidratação ou pequenos snacks.

Frequentemente a quem prefira uma refeição mais ligeira parando em Valada (73.20km) para comer a famosa bifana. Por outro lado, a quem prefira uma bela almoçarada, fazendo uma paragem mais longa e ganhar força para as subidas da tarde! Em Santarém destacamos o restaurantes Taberna do Quinzena, o Micas 2, Tascá e o Capote como pontos que valem apena almoçar!

Caminho de Fátima BTT | A partir de Santarém

Ao passo que o caminho na chegada a Santarém é mais plano, a partir desta cidade preparem-se para as subidas! O desnível anda à volta dos 400m acumulados, onde destacamos a subida dos moinhos no Arneiro das Milhariças, logo depois dessa subida é praticamente só a descer até chegarem à nossa Vila de Amiais de Baixo.

Aqui nas nossa vila, poderão encontrar-nos a 500 metros do caminho do Tejo, assim como encontrarão uma localidade com as melhores condições para se albergarem no caminho. Da mesma forma, destacamos:

  • Garagem para guardar as vossas bicicletas de forma segura e gratuita
  • 4 restaurantes na vila, sendo que 3 deles estão a 200metros do nosso alojamento
  • Farmácia a 500 metros
  • Mesa de petiscos que podem encomendar para a vossa chegada
  • Café para a hidratação e convívio

Caminho de Fátima BTT | Amiais de Baixo – Fátima

Por fim, na última etapa, começamos com um pequeno-almoço para atletas onde destacamos a famosa marmelada da mãe Conceição, bem como os ovos mexidos. De seguida, tiramos sempre a foto da praxe aos ciclistas e por voltas das 8h / 9h seguem caminho.

Nesta etapa muito mais técnica, o desnível são cerca de 700m acumulado mas também são menos quilómetros chegando normalmente a Fátima prontos para a hora de almoço.

Portanto, agora que já tem as dicas e etapas do caminho de Fátima de BTT é fazer-se à estrada!

Bom Caminho!

Nelly Pequeno (Amiribatejo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies no nosso website para lhe proporcionar a melhor experiência enquanto nos visita.